Horário de Atendimento : Segunda a Sexta - 08h00 às 19h00 / Sábado - 08h00 às 12h00

Quais problemas a falta de dente pode causar?

• Quais problemas a falta de dente pode causar?
12AGO

Quais problemas a falta de dente pode causar?

Embora apontada apenas como um problema estético, a falta de dente também afeta nossa saúde, seja quando a perda acontece por acidente ou por comprometimento da estruturação dos dentes.
Muita gente se esquece, mas o processo digestivo tem início na boca. Por isso, os dentes são peças essenciais uma vez que pedaços não triturados corretamente podem comprometer a absorção adequada de nutrientes pelo estômago e outros órgãos, causando problemas digestivos e até mesmo imunológicos.
Ainda no que se refere à alimentação, a falta de dentes também pode atrapalhar a escolha de itens do cardápio mais difíceis de serem mastigados, prejudicando a dieta e, por sua vez, a saúde.
Os dentes também são fundamentais para a dicção. Junto aos músculos e a língua, eles ajudam em cada detalhe na hora de falar letras e fonemas. Desse modo, a ausência deles pode alterar a articulação da fala.
Além da fala, a gengiva também pode ficar prejudicada com a ausência dos dentes, já que alguns alimentos podem machucá-la pelo espaço deixado sem os dentes ou até mesmo a escova durante a higienização.
Outro problema decorrente da falta de dentes é em relação aos próprios dentes, que para compensar a ausência de um deles acabam se movimentando e realocando, o que pode resultar em problemas de mordida e assimetria, afetando mastigação e até mesmo respiração.
Longe das questões físicas, a falta de dentes também traz questões voltadas ao emocional, pois a insegurança causada pela baixa autoestima de não apresentar todos os dentes pode causar constrangimentos que muitas vezes desencadeiam em depressão e outros problemas psicológicos.